
A liberdade de escolha no Sistema Montessori desenvolve a autonomia do aluno
A partir dos 9 anos, é frequente depararmo-nos com crianças começando a indagar acerca das matérias escolares. Alguns demonstram predileção pela matemática, enquanto outros nutrem interesse pela história, desvelando, assim, suas dificuldades e preferências peculiares. Contudo, é nessa encruzilhada que a dificuldade pode se metamorfosear em apatia.
No âmbito do Sistema Montessori, sobressai a percepção de que o educando se encanta com o conteúdo que estuda, uma vez que tudo o que lhe é ensinado guarda relação direta com o mundo ao seu redor. O aprendizado ocorre em sintonia com o cotidiano e, sobretudo, na sequência que o aluno almeja. Este não é compelido a assimilar um assunto em específico num dado momento; ao contrário, tem o direito de autodeterminar seu itinerário, consciente de que há prazo e metas a serem alcançadas.
O docente orienta o que deve ser cumprido ao longo do dia, e o estudante, por sua vez, seleciona a ordem de execução das tarefas. Dessa forma, é-lhe possibilitado aprofundar-se nas disciplinas que o cativam, sem negligenciar a aprendizagem de qualquer conteúdo. A oportunidade de organizar suas atividades é essencial para que, desde cedo, desenvolva o senso de responsabilidade ao cumprir o pactuado.
Sistema Montessori estimula a autonomia através da liberdade de escolha
Dra. Maria Montessori descobriu, através dos seus estudos e observações, que a liberdade de escolha estimula o senso de autonomia. Na escola Jardim Montessori, nossos alunos do o Ensino Infantil ao Fundamental, não recebem a informação simplesmente, mas são estimulados a aprofundar o que desejam saber. Isso ajuda o aluno a desenvolver a responsabilidade, percebendo que o aprendizado só depende da sua força de vontade e interesse.
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