Dra. Montessori, uma educadora visionária do século XX, observou atentamente o funcionamento das instituições de ensino da época e percebeu a necessidade de oferecer uma nova perspectiva para o atendimento ao aluno. Neste artigo, exploraremos o importante trabalho de Montessori e como suas propostas transformaram a escola em um ambiente acolhedor e respeitoso, visando ao desenvolvimento da autoconfiança e independência dos alunos.
Um Ambiente Elaborado e Adequado
Propondo uma mudança significativa na estrutura das salas de aula, Maria Montessori acreditava que um ambiente bem estruturado e adequado a cada fase da vida do aluno era essencial para seu desenvolvimento. Dentro deste ambiente cuidadosamente planejado, os alunos se sentem mais confiantes e seguros para explorar seus interesses.
A Individualidade de Cada Aluno
Maria Montessori compreendia que cada aluno é único, possuindo suas próprias necessidades, capacidades e ritmos internos. Dessa forma, ela introduziu o conceito de ensino individualizado em suas salas de aula. No entanto, é importante ressaltar que o ensino individualizado não promove o individualismo. Pelo contrário, na abordagem Montessori, o senso de comunidade é constantemente desenvolvido.
O aluno conhece que há um roteiro básico a ser cumprido, mas tem a possibilidade de se articular dentro desse roteiro, atingindo-o por completo, respeitadas suas peculiaridades; isso lhe permite desenvolver não exclusivamente a iniciativa, bem como o prazer no que está produzindo. Numa classe Montessori não cabe o individualismo, pelo contrário, o senso de comunidade está sempre sendo desenvolvido.

O aluno - indivíduo, dentro da diversidade, é considerado tanto no aspecto cognitivo quanto emocional. Saber que não há dois seres iguais é uma das qualidades no cotidiano da escola Montessori. Podemos trocar a expressão ensino individualizado por aprendizagem individualizada, pois é indispensável saber esperar resultados diferentes aos mesmos estímulos, e nunca pressionar o aluno (seja uma criança ou um adolescente) a atingir os mesmos objetivos que os demais colegas de classe.
O ensino individualizado da Meimei escola Jardim Botânico significa que o professor observa o desempenho, a responsabilidade que cada aluno apresenta diante das propostas que ele tenha se prontificado a realizar.
Não há uma avaliação coletiva, única, para verificar o que foi apreendido. Há uma observação criteriosa por parte do professor analisando o desempenho de cada um. E há uma outra característica que estimula o ensino individualizado: ao avaliar os resultados obtidos, leva-se em conta a diversidade.
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